Como a Ciência Tem Sido Mal Utilizada para Corromper as Igrejas

Desde a sua criação, o Centro de Ciência e Cultura do Discovery Institute tem explorado não apenas a ciência, mas também o impacto da ciência e do cientificismo na cultura. Em fevereiro, o cofundador e Diretor Executivo do CSC, John West, lançará um livro importante pela Discovery Institute Press, que documenta como uma concepção falsa de ciência tem prejudicado uma área fundamental da cultura: as igrejas.

Cristãos com Síndrome de Estocolmo

Intitulado “Stockholm Syndrome Christianity: Why Christian Leaders Are Failing — and What We Can Do About It”, o livro de West apresenta um argumento provocador: nossa sociedade não está entrando em colapso principalmente por causa dos secularistas militantes. Ela está desmoronando porque muitos líderes religiosos se identificam mais com as elites seculares do que com seus próprios irmãos de fé.

“Tristemente, esses ‘Cristãos com Síndrome de Estocolmo’ desempenharam um papel crucial na criação do caos cultural atual”, argumenta West.

Para sustentar seu caso, West investiga como diversos líderes cristãos, igrejas e instituições de fé abandonaram suas crenças históricas para adotar uma agenda secularista progressista, uma em grande parte moldada pelo darwinismo e outras formas de materialismo científico.

“Meu livro aborda mais do que o debate entre Darwin e o Design Inteligente, mas a influência corruptora do materialismo darwiniano é um tema central”, explica West. Capítulos específicos analisam como a ciência materialista reformulou as visões sobre a Bíblia, sexo, raça, pobreza, liberdade religiosa e a própria ciência.

Reclamando Instituições e Famílias

Mais do que uma crítica, o livro de West oferece conselhos práticos que pessoas de fé podem usar para recuperar suas instituições e famílias. “Quero fornecer um guia para pastores, professores, pais, membros de conselhos e pessoas comuns, para que possam se tornar agentes de mudança”, diz West.

O livro se baseia em uma extensa pesquisa, bem como nas experiências pessoais de West como ex-professor em uma universidade cristã.

Um capítulo aborda como o debate sobre Darwin e o Design Inteligente se desenrolou na comunidade cristã. “Revelo alguns dos esforços nos bastidores para suprimir o Design Inteligente na comunidade cristã que provavelmente a maioria das pessoas não sabe”, diz West.

Outro capítulo documenta como o viés da mídia manipulou as visões de muitos americanos sobre Darwin, sexo, religião e outros tópicos. “Mesmo pessoas com boas intuições podem ser enganadas se obtiverem suas informações sobre o mundo das fontes erradas”, afirma West.

Elogios Antecipados dos Revisores

Cristianismo com Síndrome de Estocolmo já está recebendo elogios de críticos antecipados. O autor bestseller e apresentador de talk show Eric Metaxas chama o livro de West de “uma conquista monumental” e afirma que “todo cristão pensante tem a obrigação de lê-lo”. Everett Piper, presidente emérito da Universidade Wesleyana de Oklahoma, diz que é “imperdível” e “uma obra-prima de pesquisa excepcional e escrita notável”.

Um site educacional complementar será lançado em conjunto com o livro, oferecendo vídeos curtos, perguntas de discussão e uma lista selecionada de mais recursos para ajudar as pessoas a se prepararem para defender a verdade.

Embora direcionado aos cristãos, West afirma que seu livro deve ser útil para qualquer pessoa preocupada com o colapso da sociedade. “Mesmo muitos ateus estão agora percebendo o quão centrais as instituições baseadas na fé são para o florescimento humano”, observa West. “A apropriação dessas instituições por materialistas seculares não é boa para ninguém.”

Detalhes sobre o livro

E se nossa cultura não está entrando em colapso por causa do trabalho de secularistas militantes?

E se ela está falhando porque os principais líderes cristãos se identificam mais com as elites seculares do que com seus próprios irmãos na fé?

Essas são as perguntas provocativas levantadas pelo meu livro Stockholm Syndrome Christianity, que expõe como líderes cristãos influentes estão se aliando aos seus captores culturais anti-cristãos em tudo, desde autoridade bíblica e ciência até sexo, raça e liberdade religiosa. Indo além da crítica, meu livro identifica as causas profundas e—mais crucialmente—oferece dicas práticas e estratégias que você pode usar para ajudar sua família, igreja e comunidade a defender a verdade. Leia o meu livro para fazer parte da solução.

A “Síndrome de Estocolmo” recebe seu nome de um assalto a banco ocorrido na Suécia na década de 1970. Durante vários dias, um prisioneiro fugitivo manteve quatro reféns no banco. Então algo estranho aconteceu. Depois que os reféns foram libertados, eles expressaram simpatia pelo criminoso e hostilidade em relação à polícia. O termo “Síndrome de Estocolmo” foi mais tarde cunhado para descrever a situação das vítimas que acabam adotando o ponto de vista dos seus agressores.

Como reféns em um banco, os cristãos na América de hoje (e isso se aplica também para o contexto brasileiro – grifo meu) crescem em cativeiro cultural. Isso é especialmente verdadeiro para cristãos que ingressam na classe dirigente — aqueles que se tornam pastores, professores, líderes ministeriais, jornalistas, políticos e criadores de entretenimento. Imersos por anos em uma cultura que rejeita o cristianismo ortodoxo, eles começam a se identificar mais com aqueles que odeiam o cristianismo do que com aqueles que o abraçam. Como resultado, acabam permitindo os esforços para corromper a cultura.

Baseado em uma pesquisa original, bem como em minhas experiências como professor universitário e líder ministerial, meu livro examina os sintomas e as causas profundas da Stockholm Syndrome Christianity. Apresenta estratégias para superá-la. E vai te capacitar para se tornar um agente de mudança.

Estrutura do Livro

Sintomas
A primeira parte explora como muitos dos conflitos culturais enfrentados pelos cristãos não são simplesmente resultado de secularistas. Eles são o resultado das ações tomadas por muitos líderes cristãos e suas instituições. Esses líderes são “Cristãos com Síndrome de Estocolmo”. Eles se identificam mais com elites culturais que rejeitam o cristianismo do que com seus irmãos de fé. Os capítulos dessa seção vão examinar áreas-chave onde a Stockholm Syndrome Christianity se espalhou: autoridade bíblica, ciência, sexo, raça e liberdade religiosa.

Causas
A segunda parte investiga as causas profundas do porquê tantos líderes cristãos e instituições adotaram a Stockholm Syndrome Christianity. O primeiro capítulo dessa seção examina como muitos cristãos dependem de seis fontes suspeitas para obter suas informações sobre o mundo (a mídia de notícias, redes sociais, mídia de entretenimento, cientistas, professores universitários e celebridades). Um segundo capítulo investiga como muitos líderes cristãos buscam agradar às pessoas erradas. Um terceiro capítulo foca na maior razão pela qual muitas igrejas, escolas, universidades e ministérios cristãos seguiram o caminho da Stockholm Syndrome Christianity: a falha em responsabilizar os líderes. Este capítulo inclui um relato interno de como a universidade cristã em que trabalhei por mais de uma década se afastou de seus princípios.

Curas
A terceira parte oferece dicas e estratégias que você pode usar para influenciar sua família, igreja e comunidade a defender o cristianismo fiel à Bíblia. Um capítulo examina sete marcas de sabedoria que todos os cristãos precisam cultivar. Outro capítulo identifica 21 ações práticas que cinco grupos chave de cristãos podem tomar para desafiar a Stockholm Syndrome Christianity. O último capítulo enfatiza a esperança que temos em um Deus soberano que nos redime e promete restauração ao Seu povo.

Recursos para Ação
A quarta parte vai direcioná-lo ao site complementar do livro—onde você está agora! O site contém ferramentas práticas para ajudá-lo a defender a verdade. Uma avaliação online pode ajudá-lo a diagnosticar se você, sua igreja, sua escola ou seus entes queridos apresentam sintomas da Stockholm Syndrome Christianity. Perguntas para discussão/estudo podem ajudá-lo a aplicar o que você está aprendendo e compartilhar seu novo conhecimento em grupos pequenos e classes de educação para adultos. Uma lista curada de recursos (livros, artigos, sites, vídeos e organizações chave) pode permitir que você se aprofunde e se equipe para lidar com os desafios da Stockholm Syndrome Christianity.

Por fim, este livro não se trata apenas de crítica. Ele trata de empoderamento—empoderando você, com a ajuda de Deus, a se levantar e fazer a diferença nos seus círculos de influência.

Editora: Discovery Institute Press

Publicado em: 3 de Fevereiro, 2025

ISBN: 978-1637120705

Páginas: 358.

Adquira o seu exemplar em inglês no site: https://stockholmsyndromechristianity.com/

 

Tradução voluntária de Marconi Fabio Vieira.

Fonte: https://evolutionnews.org/2025/01/how-science-has-been-misused-to-corrupt-churches/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *